sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Marketing digital, as redes sociais e o e-commerce

A cada ano os números do e-commerce aumentam e fazem brilhar os olhos dos comerciantes e agências digitais.

Porém ter uma loja virtual não significa sucesso garantido, existe muito trabalho a ser feito, afinal, a loja não está em uma rua visível a todos para que possam vê-la, é preciso mostrar para a rede que você está lá e pretende ter sucesso.

Vou listar algumas dicas simples e eficazes:

1) O endereço virtual da sua loja:

Se você tiver que escolher o nome da sua loja, opte pela simplicidade sempre. Nada de nomes que sejam difíceis de pronunciar. Já pensou um cliente seu indicando sua loja para um amigo e soltar a famosa frase: " ah! Eu não sei como se fala, mas acho que é...". Provavelmente seu cliente não vai querer cometer essa gafe e vai preferir não indicar.

Nomes curtos e com pronúncias simples são indicados sempre. Opte por endereços .com.br.

2) Layout da loja virtual:

Definida marca agora é hora de dar forma ao seu projeto. Escolha um ótimo webdesigner, ele deve transformar sua loja em um ótimo cartão de visitas. Não opte por profissionais inexperientes, mesmo que o quesito $$$ seja uma grande diferença. Evite pedir para que o designer deixe sua loja igual ao do submarino ou americanas, saiba que 50% dos lojistas pedem isso e se o público quisesse entra numa loja igual ao submarino e americanas, eles iriam lá direto.

Defina bem o seu público alvo, passe o máximo de informações no briefing que você irá entregar ao designer e deixe o trabalho com ele, afinal, foram anos de estudo para colocar em prática.

Porém as sugestões são sempre bem vindas, desde que não sejam imposições.

3) Usabilidade da loja virtual:

Layout pronto, aplicado, agora é hora de tirar a prova da eficiência. Seu público alvo já está definido, então, nada melhor que selecionar pessoas do mesmo perfil que você traçou e efetuar um teste de usabilidade. Aplicar um teste não é tão simples se você for seguir todas as regras: local, software, infraestrutura, enfim, eu particularmente não aplico sempre, tento aproveitar todos os momentos favoráveis para realizar o teste e estes momentos nem sempre permitem que as regras sejam colocadas em prática. O que eu faço é selecionar pessoas de diversos perfis que estejam inclusas dentro do meu público alvo, que sejam próximas para darem feedbacks reais, crio uma tarefa do que deve ser feito e peço que seja executada. Marco o tempo de execução, verifico se as etapas foram seguidas, faço anotações de comentários relevantes, falhas ou modificações sugeridas durante o processo. Feito isso, é preciso realizar uma análise entregar todos os resultados para depois tomar as decisões.

4) Benchmark:

Quando você entra em uma loja física, o principal motivo de fazer com que você permaneça ou não dentro da loja são os produtos, preços e atendimento. Na loja virtual funciona da mesma forma. Escolher os produtos chaves para colocar na sua vitrine é uma tarefa difícil e de muita pesquisa. Definir os seus principais concorrentes poderia ser o primeiro passo. Comece fazendo um comparativo de preço, descrição, fotos e informações, se dentro desses quesitos o seu produto está a frente de todos os seus concorrentes e o seu estoque é bom, esse já é um grande sinal de que este produto poderia estar na sua vitrine. Essa prática deve ser feita diariamente e deve estar alinhada totalmente à sua estratégia.

5) Redes Sociais:

Essa está sendo a grande aposta para o sucesso do e-commerce. As pessoas adoram sugerir, opinar, criticar e principalmente deixar bem claro para quem possa interessar o que elas gostam e não gostam. O facebook e o twitter tem sido as bolas da vez. Procure seu público nas redes, dê opção para que eles possam sugerir, comentar e curtir seus produtos, porém cuidem para não dar motivos para que eles possam criticar, as pessoas dão muita importância aos comentários das redes.

Acompanhe seus seguidores como se fossem seus amigos. Investigue que tendências eles seguem e ofereça produtos e promoções com a cara deles.

6) Promoções:

Me dê um nome de uma pessoa que não goste de promoção. Todo mundo gosta e elas fazem sucesso. Mas cuidado, promoção tem que ser algo onde o seu cliente tenha vantagem e perceba isso. Marketing viral (sorteios com indicações), concursos culturais, são dicas para aumentar sua base de cadastros. Cupom de desconto personalizado, descontos para nichos específicos (redes sociais, newsletter, eventos...), são ótimas opções de conquistar seu cliente. Criatividade faz uma grande diferença, copiar ideias na íntegra de outras lojas virtuais sempre não é legal, mas melhorar ideias que deram certo já é uma grande saída.

7) E-mail marketing:

Com uma base de cadastros e informações sobre eles, já é possível iniciar uma campanha de e-mail marketing. Antes de montar sua campanha, verifique se o preço dos produtos que irão compor a peça é o melhor do mercado, afinal você não vai querer despertar o desejo no seu cliente e entregar a venda pro seu concorrente? Sim, porque eles vão pesquisar. Opte por sistemas que te ofereça relatórios de entrega e desmpenho da sua campanha. Taxa de visualizaçao, taxa de cliques, encaminhamentos, descadastramentos, vendas. Estude cada relatório e faça analogias entre eles. Faça perguntas sobre cada relatório e responda com o objetivo de melhorar o próximo e o próximo e assim por diante.

Cuide com o título da sua campanha, pois o primeiro impacto está nele. Se o título não chamar atenção, obviamente que seu cliente não perderá tempo em abrir sua campanha e aí todo o esforço anterior irá por água abaixo.

O layout deve ser atraente e muito bem planejado.

8) Atendimento online:

Se você mantém o maior número de informações sobre seus produtos, método de pagamento, entrega, frete e assuntos que geram dúvidas comuns, irá ter uma boa economia de tempo, porém, tem clientes que sempre encontram dúvidas que você não previa e perder venda por isso é inadimissível. Mantenha um antedimento online que converse com seu cliente, tire dúvidas e se relacione de forma muito educada e simpática. Um bom atendimento é conquistar na certa. Ah, não se esqueça de aproveitar as dúvidas do seu cliente para melhorar ou adicionar informações.

9) Opinião dos clientes:

Sabe aquelas estrelinhas que os clientes avaliam os produtos depois que recebem e usam? Pode ter certeza que contam muito para a tomada de decisão de outros clientes. Porém temos que ser realistas, são poucos os que retornam nas lojas para dar o feedback. Uma dica é entrar em contato com o cliente e solicitar que ele faça essa avaliação, indicando que essa prática

10) Marketing Comportamental:

Essa prática que já está bem difundida nos EUA e no Brasil é uma aposta futura. O marketing comportamental traça um perfil de cada consumidor, baseado na experiência dele dentro da loja virtual. Com isso, é possível oferecer produtos específicos de acordo com o real interesse do consumidor. Além disso, é feito um cruzamento de informações para definir nichos de consumidores com perfis parecidos. Geralmente as agências tentam fazer isso cruzando dados, porém utilizando o feeling, o que não traz um resultado eficaz. O ideal é contratar uma empresa especializada nisso. Pode ter certeza que o seu trabalho irá dimininuir uns 60%, fazendo com você possa otimizar seu tempo em outros detalhes da sua loja.

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